Bibliotecas de saúde

Bibliotecas de saúde

Lilacs: é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica em Saúde da América Latina e Caribe.

SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica online): é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para atender às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e no Caribe, ele fornece uma maneira eficiente para assegurar a visibilidade eo acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como “ciência perdida”. Além disso, o modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso eo impacto dos periódicos científicos.

 RED COCHRANE

  • The Cochrane Library: Coleção de fontes de informação de boa evidência em atenção à saúde, completamente em inglês. Inclui as Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane, em texto completo, além de ensaios clínicos, estudos de avaliações econômicas em saúde, relatórios de avaliação de tecnologias sanitárias e revisões sistemáticas resumidas criticamente.
  • La Biblioteca Cochrane PlusBCP é uma coleção adicional à Cochrane Library, produzida pela Rede Cochrane Ibero-americana. Inclui as revisões sistemáticas Cochrane, com textos completos traduzidos ao espanhol e outros bancos de dados em espanhol: Bandolera, Gestão Clínica e Sanitária, resumos da Fundação Kovacs, Evidência em Atenção Primária da Argentina, entre outras.
  • Resumos de Revisões Sistemáticas em Português: Uma seleção de resumos de Revisões Sistemáticas Cochrane, traduzidas ao português, que apresenta o resultado do trabalho promovido pelo Centro Cochrane do Brasil.

Biblioteca Virtual en Salud (OPS):

PubMed/Medline: compreende mais de 22 milhões de citações para a literatura biomédica do MEDLINE, revistas de ciências da vida, e livros on-line. Citações podem incluir links para conteúdo de texto completo de PubMed Central e sites do editor.

REVISÕES SISTEMÁTICAS

  • CRD /DARE: O banco de dados DARE é integrado no interface dos bancos de dados CRD (Centre for Reviews and Dissemination). Contém 15.000 resumos estruturados de revisões sistemáticas, incluindo os protocolos e revisões Cochrane.
  • Epistemonikos [NUEVO]: Buscador de revisões sistemáticas e de resumos baseados na evidência deste tipo de estudos criado pela UMBE (Unidade de Medicina Baseada na Evidência da Pontifícia Universidade Católica de Chile).
  • NHS Evidence: Buscador desenvolvido pelo NICE que proporciona acesso a uma grande variedade de informação, entre as quais se encontram artigos científicos originais, ferramentas de implementação práticas, guias de prática clínicas, revisões sistemáticas ou documentos sobre políticas sanitárias
  • Portal Evidências: O Portal de Evidências da “Biblioteca Virtual em Saúde” (BVS) reúne, organiza e oferece acesso integrado a fontes de informação em saúde de melhor nível de evidência, como revisões sistemáticas.
  • Systematic Reviews Journal: Esta revista de acesso aberto tem como objetivo publicar revisões sistemáticas, protocolos de revisões sistemáticas e metodologia da pesquisa relacionada com este tipo de publicações.
  • TripDatabase: Buscador dedicado à busca da evidência, que explora recursos médicos e permite o acesso à literatura médica buscando em uma ampla faixa de fontes ao mesmo tempo. Proporciona acesso às referências e ao texto completo, de Revisões Sistemáticas elaboradas por diferentes instituições de todo mundo.
  • Health Systems Evidences: é um banco de dados, que se atualiza continuamente, com sínteses de evidência científica sobre o governo, os arranjos financeiros e as prestações nos sistemas de saúde, bem como sobre estratégias de implementação que podem apoiar a mudança nos sistemas de saúde. Com o tempo, Health Systems Evidence também incluirá um banco de dados, que se atualizará de maneira contínua, com avaliações econômicas nestas mesmas áreas, descrições das reformas em sistemas de saúde e descrições de sistemas de saúde.
  • Organisation mondiale de la santé (OMS):  Biblioteca e Redes de Informação para o Conhecimento
  • WorldWideScience.org:  é um portal de ciência global que acelera as descobertas científicas por meio de parcerias multilaterais para habilitar buscas em bases de dados científicas e portais nacionais e internacionais.
  • WorldCat: é a maior rede do mundo de conteúdo e serviços de biblioteca. As bibliotecas do WorldCat são dedicadas a fornecer acesso aos seus recursos na Web, onde a maioria das pessoas começam sua busca por informações.

Documentos

resep