NOTÍCIAS

Cooperação: OPAS e TCU são convidadas a colaborar com a Rede do OIAPSS  

As instituições foram eleitas pelo Observatório por se destacarem na atuação em defesa da saúde pública em âmbito nacional e internacional

Com objetivo de discutir pautas associadas a defesa dos sistemas públicos de saúde ibero-americanos e estabelecer parcerias com instituições que possuam notório conhecimento e atuação na área da saúde pública, o Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS) está promovendo uma série de encontros com organismos de representação nacional e internacional, conforme previsto em seu planejamento estratégico para o biênio de 2017/2018.

Nesse sentido, a coordenação geral do OIAPSS se reuniu na última terça-feira, 20/03, com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Secretaria de Controle Externo da Saúde do Tribunal de Contas da União (SecexSaúde/TCU) para articular ações de cooperação que podem ser desenvolvidas entre as referidas instituições e o Observatório.

No período da manhã, a diretoria da OPAS recebeu em sua sede em Brasília a coordenadora do OIAPSS, Lenir Santos, o atual coordenador da Matriz Analítica, Diego Xavier e a Coordenadora dos Núcleos Internacionais do OIAPSS, Tamires Marinho.

Na ocasião, foram discutidas propostas que podem ser articuladas por intermédio da OPAS com objetivo de ampliar a Rede de colaboradores do OIAPSS na ibero-américa. Durante o encontro, o grupo também analisou a possibilidade de estabelecer uma parceria capaz de produzir instrumentos que promovam ampla e democraticamente a disseminação dos resultados da Matriz Analítica do OIAPSS e estimulem a análise crítica dos seus dados nos países contemplados no estudo.

Já no período da tarde, o OIAPSS visitou o gabinete do Secretário da SecexSaúde do TCU, Marcelo Chaves, e apresentou, a ele e sua equipe, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Observatório desde sua fundação, em abril de 2011, até o presente momento.

Chaves destacou a riqueza das informações incorporadas na plataforma da Matriz e colocou-se à disposição para colaborar no desenvolvimento de atividades que possibilitem ampliar a difusão dos seus dados para que mais pessoas conheçam e tenham acesso a ferramenta.

Por Tamires Marinho

 

resep