NOTÍCIAS

OIAPSS realiza primeira reunião do Conselho Deliberativo da instituição

Na oportunidade, os Núcleos apresentaram as principais pautas que podem ser desenvolvidas de forma integrada pelo grupo com destaque para a divulgação dos resultados da Matriz Analítica do OIAPSS

Com o objetivo de fomentar ações de fortalecimento da Rede de Núcleos internacionais do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS) e alinhar as pautas de interesse comum do grupo, a coordenação geral do Observatório, por meio da coordenação de Núcleos, promoveu a primeira reunião do Conselho Deliberativo do OIAPSS.
O encontro, realizado virtualmente em videoconferência na plataforma Hangout, contou com a presença de cinco países da Rede, além da coordenação da Matriz Analítica e da secretaria executiva do OIAPSS.

Na ocasião, foram discutidas pautas de interesse dos Núcleos que devem ser desenvolvidas ao longo do ano de forma integrada e o planejamento dos trabalhos que serão apresentados no Seminário do OIAPSS durante o 34º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a ser realizado em agosto de 2018 na cidade de João Pessoa na Paraíba.
Além disso, os participantes também citaram as produções que podem ser desenvolvidas, individual e coletivamente, pelos Núcleos a partir dos relatórios que serão gerados pela Matriz após a finalização da sua primeira etapa de atualização, prevista para ocorrer em junho desse ano.

Participaram da reunião os coordenadores dos Núcleos do Brasil, Lenir Santos, Diego Xavier e Eleonor Conill; do Chile, César Gattini; da Colômbia Jaime Ramirez Moreno; do Paraguai Maria Stella Cabral de Bejarano e da Venezuela José Leon Uzcategui e Oscar Fresneda.

O próximo encontro do Conselho está previsto para ser realizado no mês de abril e deve contemplar, além dos Núcleos que participaram do primeiro encontro, outros países que fazem parte da Rede mas que, eventualmente, não puderam participar do encontro anterior.

Por Tamires Marinho

resep